FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS ROLIM DE MOURA
1 Apresentação
A Auto avaliação no Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza proporciona a busca da qualidade da produção do conhecimento que se efetiva nos espaços dos projetos, grupos e redes de pesquisas, bem como, nas atividades desenvolvidas no ensino e suas relações com a pesquisa e a extensão, e nos produtos pedagógicos desenvolvidos.
Avaliar é promover reflexões sobre “quem somos” e “quem queremos ser” frente aos desafios que a sociedade nos apresenta. Nesse sentido, priorizamos consolidar uma gestão participativa sintonizada com as demandas da comunidade acadêmica.
A auto avaliação é um processo em constante construção, que evita comparações competitivas e não constitui ranking de professores, discentes e nem comparações com outros cursos.
Os resultados da avaliação permitem o conhecimento e discussão da realidade e a implementação de ações que visam melhorar as atividades que estão sendo desenvolvidas. O processo avaliativo é gestado e construído junto à comunidade acadêmica, garantindo co-participação e co-responsabilidade de todos no processo.
O Progrma de Pos Graduação em Ensino de Ciência da Natureza optou por realizar sua autoavaliaçao a cada dois anos, permitindo assim acompanhar o desenvlvimento do plano estratégico e proporcionar a participação efetiva de cada turma discente em um ciclo completo: identificação de necessidades, proposição de alternativas e acompanhamento dos resultados.
Os resultados do processo avaliativo realizado em 2022 pode ser consultado abaixo.
Nossos processos de avaliação subsidiam o planejamento estratégico do Curso e a constante busca pela qualidade, são fundamentados nos pilares apresentados abaixo:
2 Objetivos da Auto Avaliação
Produzir autoconhecimento sobre o desempenho do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, compreendendo e analisando suas dimensões regionais, históricas, culturais e sociais, buscando ampliar as relações com a comunidade, a partir de um diagnóstico do Curso na percepção da comunidade interna e externa.
Para alcançar com êxito o que se propõe traçamos os objetivos específicos que nortearão a operacionalização do processo:
2.1 Instituir uma comissão de auto avaliação para coordenar o processo com representações dos segmentos (docente, discente, gestor e funcionário);
2.2 Elabora a proposta e os instrumentos de auto avaliação;
2.3 Sensibiliza a comunidade acadêmica sobre a importância do envolvimento de todos no processo;
2.4 Implanta um banco de dados contendo o registro das informações coletadas;
2.5 Coleta as opiniões dos professores, alunos, gestor e funcionário sobre as ações desenvolvidas no Curso;
2.6 Analisa e discutir as opiniões e informações coletadas;
2.7 Elabora relatórios que contemplem os pontos fortes e fracos e as sugestões para melhorias do Curso;
2.8 Promove espaços de discussões com a comunidade acadêmica;
2.9 Realiza o planejamento para as melhorias do Mestrado;
A seguir apresentamos o quadro síntese que apresenta algumas variáveis, que também poderão ser chamadas de dimensões, a serem avaliadas e os indicadores que compõem as categorias de análises para essas variáveis.
N° |
DIMENSÕES E/OU VARIÁVEIS
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INDICADORES |
01 |
Proposta do Programa |
- Objetivo do Programa; - Contextualização histórica do Curso; - Linhas de pesquisa ofertadas e articulação existente entre elas; - Política de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes; - Demandas regionais e contexto histórico, social e econômico predominante na região em que o curso está inserido; - Organização Curricular; - Atuação do Colegiado de Curso; - Índice de reflexão e trabalho coletivo dentro do Curso; - Projetos (pesquisa em andamento, participação e coordenação dos professores nos mesmos); - intercâmbios e cooperações existentes entre o Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e outras instituições; - Proposta de avaliação dos alunos; - Proposta de avaliação do Programa.
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02 |
Estrutura administrativa, organizacional e Infra-estrutura existente.
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-Estrutura Física (estado de conservação do prédio, iluminação, acústica, etc;); - Recursos financeiros recebidos pelo Mestrado; - Número de alunos; - Número de funcionários técnico-administrativos. -Laboratório de pesquisa com estrutura adequada para a demanda; - Página web atualizada, com todos os dados do programa: do processo de seleção à dissertações concluídas; - Número de salas: coordenação, secretaria, salas de aula, sala de pesquisas para docentes e alunos, salas para atendimento e orientação; - Condições de funcionamento das salas de aula; - Limpeza dos espaços; - Estado e conservação dos equipamentos do Programa; - Biblioteca: com amplo e pertinente acervo bibliográfico;co incluindo textos clássicos da área e bibliografia atualizada que atenda as linhas de pesquisas;
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03 |
Docentes |
- Quantidade de professores credenciados; - Quantidade de professores permanentes no Programa; - Perfil do docente (idade, gênero, renda familiar, etc) - Nível, área e tempo de Formação; - Tempo de serviço na UniSL e no Programa; - Grau de participação nas decisões do Curso; - Relação entre os profissionais do Curso e os alunos (grupos, redes e projetos de pesquisa); - Trabalho conjunto entre comunidade-curso-mestrado (atividades com a graduação, escolas públicas e sociedade em geral); - Rendimento do professor em sala de aula na ótica do aluno; - Freqüência do professor; - Trabalho complementar em outras atividades nacionais e internacionais; - Instrumentos e Critérios utilizados para avaliar o desempenho dos alunos -Nível de comprometimento com o Programa; - Disciplinas ministradas; -Nº de orientandos (mestrado, IC e TCC);
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04 |
Discentes |
-Critérios de seleção para o curso; - Perfil do discente (idade, gênero, renda familiar, etc); -Rendimento discente (realizado semestralmente); -Fluxo acadêmico (evasão, qualificação, defesa, etc); - Cumprimento do tempo estipulado para conclusão do Curso; - Participação de membros doutores internos e externos nas bancas de defesa; - Uso da biblioteca pelo aluno; - Frequência de leitura dos alunos; - Tipo de acompanhamento que o aluno já dispõe no Programa. - Participação em projetos, grupos e redes de pesquisa; - Número de bolsas concedidas; -Participação em Conselhos, Colegiados, comissões; -Produção acadêmica (analisar a partir dos critérios da CAPES).
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05 |
Técnicos |
- Perfil dos técnicos (idade, gênero, renda familiar, etc) - Titulação -Qualificação -Desempenho -Relação com professores, discentes e Coordenação
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06 |
Gestão |
- Perfil da gestão (idade, gênero, renda familiar, etc) - Procedimentos e formas de distribuição das disciplinas do Curso - Acompanhamento das atividades do Programa; - Orientação acadêmica para os ingressantes; - Incentivo à qualificação e à produção acadêmica; - Cumprimento dos critérios CAPES; - Encaminhamento dos processos e documentos do Programa; - Atendimento à comunidade acadêmica; -Ação para solução dos problemas do Programa; -Promover ações que possibilitem a participação da comunidade nas tomadas de decisão do Curso; - Avaliação da Gestão na ótica do aluno, do professor e do funcionário; -Tempo dedicado ao Curso. |
07 |
Produção Bibliográfica |
-Publicações qualificadas do Programa por docente permanente. |
08 |
Impacto |
- Impacto da Pesquisa na Sociedade; - Qualidade das Dissertações. |
3 Metodologia
3.1 A auto avaliação inicia-se com o estudo da Proposta do Programa que é o parâmetro para as análises. É necessário conhecer previamente os objetivos do Programa, os fundamentos conceituais, a matriz curricular, dentre outros, questões que já estão definidas no APCN – Proposta do Programa, e ainda considerar o último Relatório de Avaliação Quadrienal.
3.2 O levantamento e coleta de dados se dão em forma de pesquisa, procedendo-se a uma avaliação baseada nos aspectos quanti/qualitativos, com ênfase no qualitativo. São adotadas como técnicas de pesquisa: análise documental e aplicação de questionários.
4 Análise documental
4.1 São analisados os seguintes documentos: APCN- Proposta do Programa, Regimento do Programa, Leis, Pareceres e Instruções Normativas, Relatório de Avaliação Quadrienal.
4.2 Construção de um banco de dados contendo o cadastro geral do Programa conforme os indicadores descritos no quadro acima.
4.3 As informações para compor o banco de dados são coletadas nas Plataformas e na Secretaria do Curso.
5. Aplicação dos Questionários
5.1 A coleta de opiniões é realizada a partir da aplicação de questionário aos alunos, professores, gestores e funcionários.
5.2 Os questionários são elaborados para cada segmento com a participação dos mesmos e é aplicado para o universo da população, uma vez que não se trata de uma população grande.
5.3 As questões do questionário contemplam as dimensões e os indicadores previstos nesta Proposta de Auto avaliação.
6.Tabulação e Sistematização das informações
6.1 É construído um banco de dados no Programa Microsoft Office Excel, no qual são transcritas todas as informações dos questionários de forma bruta.
6.2 As questões fechadas são tabuladas a partir da frequência das respostas e as questões abertas, são transcritas para posterior categorização.
6.3 A Comissão analisa todos os dados e constrói um relatório preliminar.
7. Apresentação dos Resultados à Comunidade Acadêmica
7.1 De posse do relatório preliminar de avaliação, a comissão apresenta os resultados que são disponibilizados para discussões durante o APE - Fórum de Autoavaliação e Planejamento Estrategico do PGECN que conta com a participação de todos os segmentos envolvidos.
8. Elaboração do Relatório Conclusivo
8.1 A partir das discussões do APE/PGECN é elaborado um documento analítico que contempla os pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento para o curso precedido de sugestões que visam melhorias qualitativas em cada dimensão.
8.2 A partir desse documento constróise o planejamento para as mudanças que são implementadas nos próximos dois anos, traduzidas em metas e ações que são integradas ao planejamento do Programa.