PLANO DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS
O egresso do PPGECN deverá ser capaz de atuar na educação em todos os níveis e modalidades de ensino, inovando sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência no que se refere aos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, com o uso de ferramentas didáticas adequadas a realidade da região Norte do Brasil.
Busca-se formar um profissional/pesquisador que contribua efetivamente para o desenvolvimento e aprimoramento do Ensino de Ciências da Natureza.
Para alcançar esses objetivos o PGECN vem elaborando mecanismos que permitirão um contínuo planejamento do processo de ensino, aprendizagem e inserção dos discentes no mercado de trabalho. Baseado nos seguintes objetivos:
a) Manter registros atualizados de alunos egressos;
b) Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras profissionais formados pelo programa;
c) Divulgar a inserção dos alunos formados pelo programa no mercado de trabalho;
d) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos.
Ainda, para o acompanhamento de discentes/futuros egressos algumas ferramentas foram inseridas no processo de comunicação, dentre elas, foi criada a página oficial do programa e uma página em uma rede social, onde as atividades dos discentes são divulgadas criando um perfil de pesquisadores que será acompanhado após a conclusão do curso.
Os atuais discentes estão inseridos em grupos de pesquisas registrados no CNPq
No GEPPEA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA) estão inseridos os seguintes docentes do PGECN: KachiaTéchio, Izaías Fernandes, Paulo Vilela, Bianca Chisté, Adriane Pesovento, Fabiano Amaral, Luciana Soares da Cruz, e foram integrados oito discentes: Gabriel Tenório, Jeieli L.S. Oliveira, Sonia O. Schneider, Wermiton T.S. Solidera, Andreia M. Valenga, Fernanda S. Baú, Juscinete R. S. Wieczorkowski, Andreia Valenga.
Ainda, O PGECN está presente no GEP - Grupo de Estudos Pedagógicos, onde o Prof. Sergio Gouveia é associado e foi integrada a discente Alaíse F. P. Freitas.
Todas essas ações visão prolongar a participação dos discentes/futuros egressos e fortalecer redes de pesquisas locais que dialoguem com redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Realizações e Conquistas de 2020
O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza tem como objetivo principal " formar professores e pesquisadores com elevada capacitação para atuar nos problemas educacionais que o contexto Amazônico exige, os quais poderão tornar-se referência para outros contextos nacionais e globais. formar professores e pesquisadores com elevada capacitação para atuar nos problemas educacionais que o contexto Amazônico exige, os quais poderão tornar-se referência para outros contextos nacionais e globais", assim é com orgulho que Parabenizamos a mestranda Elízia dos Santos por sua aprovação no concurso Edital nº 01 para atuar como professora do Estado do Amazonas no município de Manicoré.
A mestranda Catiane Monteiro Pacheco prestou banca e foi aprovada na Faculdade Rolim de Moura, onde irá lecionar a disciplina de Teoria Geral da Administração no curso de Sistemas de Informação e a disciplina de Empreendedorismo no curso de Contabilidade.
A mestranda Josiane Ribeiro Muderno prestou banca de seleção e foi aprovada para ministrar a disciplina de Estatística no curso de Sistemas de Informação e no curso de Contabilidade; a disciplina de Cálculo no curso de Engenharia Civil a disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Direito na Faculdade Rolim de Moura.
Parabéns Catiane e Josiane, mestrandos PGECN inserindo-se no Ensino Superior na região e partilhando conhecimentos fundamentais sobre ensino e aprendizagem.
Realizações e Conquistas de 2019
Andreia Marcílio Valenga, defendeu sua dissertação em 18.11.2019, e foi aprovada em 1º lugar no Processo de Atribuição SEDUC/MT- PÁS/2020, conforme critérios estabelecidos em instruçao normativa. Atualmente atua na Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima no município de Juína.
Gabriel Tenório dos Santos, defendeu sua dissertação no dia 21.12.2019. Foi aprovado em 1º lugar no concurso público no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e na sequência foi eleito Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:
"DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 02/12/2019 | Edição: 232 | Seção: 2 | Página: 39 Órgão: Ministério da Educação/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Reitoria PORTARIA Nº 2.936, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2019
II - Designar, o servidor GABRIEL TENÓRIO DOS SANTOS, matrícula SIAPE nº 1120066, ocupante do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, pertencente ao Quadro Permanente de Pessoal deste IFMT Campus Confresa, para exercer a função de confiança de Coordenador do Curso de Licenciatura em Biologia, código FCC;
III - Esta Portaria entra em vigor a partir de 02 de dezembro de 2019."
O Mestrando GABRIEL TENÓRIO DOS SANTOS, foi aprovado no Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Editais nº 091/2017 e 078/2018, para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Grupo/Cargo NS 707.001, Classe D I, Nível 01, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva. Parabéns ao nosso mestrando.
A mestranda Jeieli Lindiene Oliveira e sua orientadora Flávia Pansini participam na mesa redonda intitulada "Compartilhando saberes sobre a BNCC" no XI Congresso Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação: "BNCC e os desafios de normatizá-la", de 21 a 23 de agosto, no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho em Rolim de Moura, com participação dos membros do Conselho Municipal de Educação - CME, de Rolim de Moura RO.
Realizações e Conquistas de 2018
Em 2018 o discente Gabriel Tenório dos Santos ficou em 1º lugar no concurso para Pedagogo, na Universidade Federal de Rondônia;
Em 2018 a discente Alaíse dos Passos estabeleceu um projeto de Ensino entre Brasil e EUA, com crianças do ensino fundamental. Além de cultura, curiosidades, os alunos aprendem inglês e também observam como os alunos americanos aprendem ciências. Os alunos de ambas instituições trocam cartas, produzem vídeos e tem videoconferências. O projeto se estenderá em 2019 com a participação de outros mestrandos do PGECN levando experiências em matemática através da música e da arte. Esse projeto surgiu através do fomento de novas práticas pedagógicas em uma disciplina e a mestranda teve um reconhecimento profissional por sua inovação em ensino