O Programa foi criado pela Resolução n° 495/CONSEA/UNIR, de 04 de setembro de 2017 e iniciou suas atividades no mesmo ano. A nota atual é "3".
Área de Concentração - Ensino de Ciências da Natureza
Objetivos: Promover formação qualificada para profissionais com perfil de pesquisador com abordagem da epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar, as diversas perspectivas teórico-metodológicas de ensino e de aprendizagem, os espaços de ensino e aprendizagem e o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos e tecnologias para o ensino de Ciências da Natureza, em consonância com a diversidade cultural das territorialidades da Amazônia.
Missão Contribuir no desenvolvimento do ensino de ciências da natureza a na formação de professores a partir do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, impactando positivamente no desenvolvimento de novas práticas de ensino de ciências da natureza da Educação Básica e na diminuição das assimetrias locais, regionais e nacionais
Visão Ser o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza referência no estado de Rondônia pela excelência da formação de professores, de pesquisas e extensão científica/tecnológicas que impactem na inserção social e na diminuição de assimetrias locais, estaduais e nacionais
Público Alvo: Profissionais licenciados que atuam no ensino de ciências da natureza no ensino básico
Perfil do Egresso: Os egressos estarão capacitados para atuar com uma visão holística fortalecendo sua postura questionadora perante os novos paradigmas educacionais; desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras colaborando na construção de experiências e pesquisas para difundir metodologias para a implementação de alternativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino de ciências da natureza respeitando a diversidade cultural
Linhas de Pesquisa - Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza: abrange estudos que focalizem concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano e modelos pedagógicos originários de trabalhos de reflexão teórica/pesquisa e suas aplicações ao Ensino de Ciências da Natureza. Inclui estudos sobre contribuições do pensamento pedagógico para o Ensino de Ciências, modelos de ensino, metodologias e práticas educativas, o papel das aulas práticas e do laboratório no Ensino de Ciências da Natureza.
Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades e diversidade da Amazônia: articula reflexões conceituais acerca da formação docente com as demandas e desafios que a diversidade sociocultural e territorial suscita para a prática cotidiana dos professores, ressaltando a complexidade com que deve-se tratar os processos de formação de professores, a fim de oportunizar aos educadores sólida formação humana e ampla cultura geral, necessária à efetivação de ações comprometidas com a aprendizagem, reconhecendo as diferenças de práticas das territorialidades e valorizando a diversidade local.
Endereço
Universidade Federal de Rondônia
Avenida Norte Sul, 7300 - Nova Morada
Rolim de Moura - RO 76940-000
Horário de atendimento externo: Quartas- feira das 8h às 12h - das 14h às 18h