Turma 2019
Angélica Zandonadi
Título: Professores que atuam fora de área de formação podem influenciar na nota do ENEM?
Orientadora: Drª Maria Rosangela Soares
Co-Orientador: Dr. Paulo Vilela Cruz
Linha de pesquisa: 1 – Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Resumo: A presente pesquisa firma o compromisso de responder se o acúmulo e a distorção de disciplinas ministradas pelos professores são fatores determinantes para um bom desempenho dos alunos no ENEM em ciências da natureza. Em busca de respostas, utilizou-se os microdados do ENEM e do Senso Escolar do ano de 2017 das escolas públicas Estaduais de Rondônia que atuaram com os terceiros anos do Ensino Médio. Cujo objetivo é o de verificar se o número de disciplinas distorcidas ministradas pelo professor dos terceiros anos do Ensino Médio da rede Estadual de Educação de Rondônia na área de ciências na natureza, altera a nota média das escolas no ENEM de 2017. Avaliar se as notas médias do ENEM das escola analisadas estão associadas ao número de disciplinas distorcidas. Identificar se há indicadores que possam ser utilizados para quantificar o impacto da formação e atuação docente sobre as notas dos alunos no ENEM
Qualificação em 16 de dezembro de 2020
Defesa em 24 de agosto de 2021
Orcid
Catiane Monteiro Pacheco Souza
Título: Uma pesquisa "Gaia Amiga": entre folhas, flores espinhos e cores
Orientadora: Drª Bianca Santos Chisté
Projeto aprovado no Comitê de Ética - CEP, CAAE 18148919.9.0000.5605
Linha de Pesquisa: 2 – Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia
Resumo: A intenção desse projeto de pesquisa será desenvolver um trabalho investigativo com objetivos de investigar o que acontece quando professores frequentam o Espaço Ecológico Gaia Amiga; refletir sobre quais caminhos a pesquisa com professores em um espaço não escolar, nos apresentam. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada a cartografia como caminho para responder as seguintes questões: Que relações os professores que frequentam o espaço GAIA estabelecem com esse ambiente? O que pode uma pesquisa com professores em um espaço fora da escola? Como professores se constituem nesse espaço? Desse modo, a pesquisa propõe criar caminhos que fuja de uma possível representação uma pesquisa tateante que busque por rotas desconhecidas por caminhos cartográficos.
Qualificação em 12 de maio de 2021
Defesa em 27 de setembro de 2021
Cv Lattes
Orcid
Elízia dos Santos
Título: SUPER HERÓIS BEBEM CHÁ: análise do letramento científico para meninos e meninas nos três primeiros anos do ensino fundamental
Bolsista CAPES/DS
Orientadora: Drª Kachia Téchio
Resumo: O objetivo geral da pesquisa, se desenvolveu pela análise das atividades aplicadas para uma turma do bloco pedagógico, através da produção e o desenvolvimento do pensamento científico e da ciência para meninos e meninas comparando os processos de apropriação das habilidades e competências intermediadas por essas atividades. Os envolvidos na pesquisa, são uma professora e sua turma do Bloco do Pedagógico do Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano de uma unidade escolar da Rede Pública no município de Rolim de Moura - RO. Sendo o bloco pedagógico uma política pública descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais e opcionais aos órgãos de ensino. O presente trabalho, se justifica pela relevância do ensino de Ciências da Natureza - NC já nos primeiros anos do ensino fundamental. O período decorrente de pesquisa e escrita da dissertação, ocorreu entre 2019/2 e 2020/1 com estudo da documentação direta fazendo o levantamento de dados referentes à temática da pesquisa. Para tanto, foi utilizado o método qualitativo semiestruturado através de entrevista e questionário aberto aplicado à professora. Também foi realizada a observação (“in lócus”) com produção de imagens, vídeos e caderno de campo. A pesquisa demonstrou que o processo de ensino de Ciências da Natureza, pode ocorrer nos anos iniciais através das ciências experimentais e procedimentos didáticos que, também, vão ao encontro do que é proposto nos documentos norteadores da educação, como o Parâmetro Curricular Nacional - PCN em Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O ponto evidente da pesquisa em relação às habilidades e competências científicas desenvolvidas nos alunos, se evidenciou nos dois capítulos desta pesquisa. A atividade analisada no primeiro capítulo foi o planejamento e aplicação de uma aula de Português com o texto “os chás da vovó” e logo após, uma atividade de pesquisa na disciplina de ciências, onde os alunos pesquisaram com seus familiares sobre plantas medicinais. Nesta análise, ficou evidente o ensino de ciências utilizando o etnoconhecimento e habilidades dos alunos em buscar por informações que propiciaram uma base para letramento científico. Já no segundo capítulo, foi analisado o desenvolvimento do Projeto Jovens Empreendedores - JEEP que ocorreu em parceria com as escolas do município. O projeto desenvolvido pela turma destacou-se por utilizar personagens de super-heróis favoritos: Mulher - Maravilha, Homem de Ferro, Hulk, Homem Aranha, Batman, Super-Homem e Capitão Marvel são personagens descritos por Chatack (2017) como personagens e ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem”. A inspiração nas cores vibrantes, ações de heróis voltados ao cuidado e proteção do meio ambiente. Dessa forma, a professora e os alunos elaboraram um planejamento para abertura de uma fábrica com uma linha de produção de brinquedos ecológicos, a qual eles chamaram de “Superlandia - A super fábrica”. O produto final desse projeto foi a construção de brinquedos ecológicos utilizando: caixas de leite, caixas de sapato, caixas de camisas, garrafas pets, tampinhas de garrafas, bolinhas do desodorante roll on, etc. Os brinquedos ecológicos produzidos pela Superlandia, foram: Bilboquê, Cai não cai, Labirinto; Jogo da velha e Pebolim. Todos foram vendidos em uma feira realizada na escola com a presença da comunidade local, pais e alunos. Assim, a pesquisa concluiu que a didática aliada ao etnoconhecimento e aos personagens favoritos da turma instigaram a curiosidade dos alunos e foram essenciais para construção de processos construtivos de habilidades e competências como base para Letramento Científico, sendo de suma importância para o incentivo de futuros pesquisadores e cientistas.
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Letramento Científico, Didática.
Projeto aprovado no Comitê de Ética - CEP, CAAE 15179719.3.0000.5605
Linha de Pesquisa: 2 – Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia
Qualificação em 19 de abril de 2021.
Defesa em 26 de agosto de 2021
Orcid
Fernanda dos Passos
Título: OLHA O MEU BINÓCULO! EU SÓ CONSIGO VER COM MEU BINÓCULO”: POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ROLIM DE MOURA - RO
Orientadora: Dra Kachia Hedeny Téchio
Resumo: Essa pesquisa apresenta uma abordagem sobre o letramento científico na infância realizada com quatro turmas da educação infantil (Pré-escola), durante o ano de 2019 no município de Rolim de Moura, RO. A metodologia incluiu a realização de entrevistas com os professores, a equipe de gestão e o pessoal de apoio, também foram observadas e analisadas todas as atividades das quatro turmas totalizando 11.129 atividades coletadas, para identificar a presença ou ausência do letramento científico nas atividades com o objetivo de observar o que podem as atividades de ciências desenvolvidas em escola pública de Educação Infantil do interior de Rondônia para o processo de Letramento científico. Ainda se verificou as contribuições do currículo para a prática docente no processo de letramento científico na infância e de que maneira o Ensino de Ciências está descrito nos documentos pertinentes à Educação Infantil (Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil – RCMEI e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC) para identificar as orientações quanto ao Ensino de Ciências da Natureza e o Letramento Científico. Nesse sentido, utilizamos contribuições de Kohan (2005) que propõe o foco na criança, Chassot (2011) que contribuiu com a parte histórica do ensino de ciências, Valle, Soares e Sá-Silva (2020) e Sasseron (2017) abordam a alfabetização e letramento científico, Kramer (2007) que trata sobre educação infantil, entre outros autores. Por fim, essa pesquisa também oportunizou resgatar de que forma se deram os principais momentos do processo histórico desta escola do interior de Rondônia observando a ligação entre sua implantação e o processo histórico da Educação Infantil neste Município. Ao triangular os dados coletados entre entrevistas, observações, atividades coletadas, teorias e documentos que regem a educação, revelou-se as possibilidades do letramento científico na infância.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Infância. Letramento Científico.
Projeto aprovado no Comitê de Ética - CEP, CAAE 18692819.9.0000.5605
Linha de Pesquisa: 2 – Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia
Orcid
Qualificação em 02.05.2022
Defesa em 25.08.2022
Gilvane Lima Sobrinha Gomes
Orientador: Dr. Izaías Médice Fernandes
Título: Influência da formação docednte e a estrutura escolar no desempenho dos estudantes na área de ciências de natureza no ENEM 2017
Linha de pesquisa: 1 – Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Resumo:Diante das políticas públicas que estão sendo implantadas na educação básica brasileira, em especial ao incentivo do governo federal à implantação de escolas Cívico-Militares como modelo de qualidade de ensino (DECRETO Nº 10.004/2019), viu-se a necessidades de analisar o desempenho dos estudantes nos diferentes tipos de escolas públicas estaduais inclusive as Cívico -Militares já existentes. A pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes nos diferentes tipos de escolas públicas estaduais do Brasil na área de Ciências da Natureza no Enem e avaliar se a estrutura física das escolas e a formação dos professores estão relacionadas com esse desempenho. Para isso, será utilizado os microdados do Enem e do Censo escolar, ambos de 2017. As escolas serão classificadas em: Regular; EJA; Indígena; Profissionalizante; Mediação e Cívico-Militar. Serão realizadas análise estatística para obtenção dos resultados. Espera-se responder à pergunta problema: quais fatores refletem no desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza no Enem: os tipos de escolas ou a estrutura física e professores formados na área que atuam?
Qualificação em 28 de maio de 2021
Defesa em 10 de agosto de 2021
Cv Lattes
Orcid
Gleison Costa Ramos
Título: A presença de professores especialistas junto com os professores generalistas aumnetaria o rendimento dos discentes em língua portuguesa e matemática no 5º ano do ensino fundamental
Orientador: Dr. Paulo Vilela Cruz
Co-Orientadora: Drª Maria Rosangela Soares
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar as notas da prova Brasil/SAEB, do 5° ano do ensino fundamental, estado de Rondônia, entre as turmas que possuem um único professor (o pedagogo) e as que possuem mais de um professor (pedagogo e os especialistas). Os procedimentos a serem utilizados perpassam pela análise de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do censo escolar e resultados da Prova Brasil/SAEB. Umas das narrativas de estudiosos recaem sobre a formação docente como principal influenciador dos resultados da avaliação SAEB. E ao recorrer às literaturas cientificas, há divergências sobre o tipo de formação considerada ideal para atingir bons resultados, levando a reverberações sobre a formação generalista, defendida por Dermeval Saviani (1982, 2006,2009, 2011), e a formação de especialistas, defendida por Evangelista e Triches (2008); Barbosa (2018); Pimenta et al,(2017) e Gatti et al (2009). Nesta perspectiva, considerando as duas vertentes de formação docente, e a realidade do estado de Rondônia, pode ajudar, em parte, ao anseio social relativo às justificativas sobre os baixos rendimentos discentes, apontando a formação que possa surtir melhores resultados, bem como nortear políticas públicas.
Qualificação em 28.07.2021
Defesa em 26.10.2021
Orcid
Josiane Ribeiro Muderno
Título: Contribuições do PIBIB na formação de professores de matemática na perspectiva de saberes docentes
Orientadora: Drª Bianca Santos Chisté
Resumo: A pesquisa irá abordar o processo de formação de professores, no saberes docente, que por meio das experiências adquiridas no PIBID, tendo como objetivo apresentar as contribuições do PIBID vivenciadas no inicio da carreira docente. A observação desse trabalho será realizada com professores da rede pública e privada, tendo a participação de professores que participaram do PIBID, na formação inicial (graduação) e que atuam na Educação Básica com a disciplina de Matemática. A pesquisa será com os professores egressos do subprojeto de Matemática do PIBID Campus Ji-paraná, com professores de até 3 anos de início de carreira. A pesquisa será de abordagem qualitativa e para o desenvolvimento desta. Deste modo, inicialmente será feito o levantamento bibliográfico sobre no como Ensinar Matemática e disciplinas afins, com a finalidade de maior conhecimento sobre a referida temática e consequentemente para construção teórica do trabalho.
Pesquisa aprovada no Comitê de Ética - CEP, CAAE 172549.19.0.0000.5606
Linha de Pesquisa: 2 – Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia.
Qualificação em 13 de maio de 2021
Defesa em 30 de setembro de 2021
Orcid
Jucielma Rodrigues de Lima Dias
Título: Uma abordagem histórica do processo de ensino-aprendizagem de matemática da EFA ITAPIREMA do município de de Ji Paraná, Rondônia (1991-2018)
Orientador: Dr. Sérgio Cândido de Gouveia Neto
Co-Orientadora: Drª Cristiane Talita Gromann de Gouveia
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo Investigar a História do Ensino de Matemática na EFA Itapirema de Ji-Paraná/RO durante o período de 1991 a 2018, com base a perspectiva da Pedagogia da Alternância, tendo em vista que a Pedagogia da Alternância é a metodologia de ensino adotada pela instituição desde a sua criação. Tal objetivo se justifica na necessidade primordial de se destacar elementos históricos do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática na região, fato este que podemos destacar que pouco se tem escrito e divulgado. Para o desenvolvimento desta pesquisa, necessitamos utilizar como recursos metodológicos a análise de documentos pertencentes a instituição de ensino, tais como: fotos (imagens), cadernos de alunos, planos de ensino, diários de professores, livros utilizados no período, etc, bem como a realização de entrevistas com professores que atuam e/ou já atuaram, alunos e egressos, que são testemunhas, buscando entender como se deu o processo de ensino da matemática na EFA Itapirema. A análise a ser realizada ao investigarmos historicamente a disciplina escolar de Matemática desta escola encontra-se inserida no campo de pesquisa da História, em particular da História da Educação Matemática, sendo assim utilizaremos como suporte teórico-metodológico as ideias advindas dos autores March Bloch e Jacques Le Goff ambos pertencentes à Escola dos Annales, com os escritos de Dalcin sobre a metodologia de análise de fotos.
Pesquisa aprovada no Comitê de Ética - CEP, CAAE 15304619.6.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Qualificação em 31 de março de 2021
Kellyson Silva de Souza
Título: O ensino do meio ambiente em uma região da Amazônia Sul-Ocidental: investigando os planejamentos docentes e desenvolvendo uma sequência didática
Orientadora: Drª Elaine Almeida Delarmelinda-Honoré
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivos avaliar os conteúdos abordados por professores de ciências da natureza sobre a temática meio ambiente nos anos finais do ensino fundamental considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisar a abordagem da temática meio ambiente e sua associação com a realidade local nos planejamentos e práticas docentes no ensino de professores Ciências da Natureza no ensino fundamental. Identificar as temáticas menos abordadas pelos professores sobre o meio ambiente, bem como evidenciar as principais barreiras citadas pelos docentes, como sendo as principais dificuldades apontadas para trabalhar sobre a temática pesquisada, utilizando como ferramenta a Metodologia Q.Elaborar e validar uma sequência didática sobre meio ambiente que considere a realidade e condições ambientais da região, baseada no Documento Curricular do Estado de Rondônia.
Pesquisa aprovada no Comitê de Ética - CEP, CAAE18146619.0.0000.5605
Linha de pesquisa: 1 – Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Qualificação em 18 de dezembro de 2020
Defesa em 25 de maio de 2021
Orcid
Marcelo Soares
Título: A formação de professores de ciências quanto as suas publicações: qual a relevância para o futuro mestre?
Orientador: Dr. Elton de Lima Borges
Resumo: A motivação para o tema desse projeto são os alunos das turmas dos anos de 2018, 2019 e 2020 participantes do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) do município de Rolim de Moura, Rondônia. Partindo da necessidade do aluno pesquisador estar entre os pares, estar inserido no meio científico que pretende desenvolver, nasceu esta pesquisa e terá o escopo de buscar informações no currículo dos pesquisadores quais os trabalhos desenvolvidos ao longo de sua formação de licenciatura e quais suas contribuições naquele período, bem como, analisar o impacto de suas ações enquanto pesquisa a sociedade.
Qualificação em 17.12.2021
Defesa em 31.01.2022
Orcid
Meire de Fatima Bressianini Fernandes
Titulo: Aprendizagem inventiva no espaço da educação especial: um encontro com as crianças e suas produções imagéticas
Orientadora: Drª Bianca Santos Chisté
Co-Orientadora: Drª Kachia Téchio
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo principal: Investigar o processo de aprendizagem inventiva pelas crianças no espaço da Educação Especial e o que podem produzir juntos as ciências da natureza, como a seguinte problematização: Como as crianças no espaço da educação especial podem aprender inventivamente junto a conhecimentos da Ciências da Natureza? Antes já manifesto, a pesquisa desenvolve-se no espaço institucionalizado (Apae) da educação especial, com crianças de 04 a 12 anos. No momento dos encontros como as crianças foi possibilitado a elas uma experiência disparadora de inventividades com o uso de câmeras fotográficas e filmadoras, potencializando ensaios, encontros, momentos e movimentos de si própria e com o mundo por meio das produções imagéticas.
Pesquisa aprovada no Comitê de Ética - CEP, CAAE 15704919.4.0000.5300
Linha de Pesquisa: 2 – Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia
Qualificação em 05 de maio de 2021
Defesa em 17 de agosto de 2021
Rony Von de Jesus Santos
Orientador: Dr. Sérgio Cândido de Gouveia Neto
Co- Orientadora Drª Cristiane Talita Gromann de Gouveia
Título: Processo de nucleação das escolas multisseriadas no município de Ariquemes, RO: entre memórias e resistências (2005-2010)
Resumo: O fechamento das escolas multisseriadas foi um processo que ocorreu em todo o país como uma politica pública de melhoria da qualidade da educação e redução dos gastos com essas escolas. Esse processo ocorreu no município de Ariquemes Estado de Rondônia entre 2005 e 2010. Assim, a questão que direcionou a pesquisa foi:como se deu o processo de nucleação das escolas multisseriadas no município de Ariquemes? Dessa forma o estudo proposto teve por objetivo compreender o processo de nucleação das escolas rurais do município de Ariquemes-RO e seus impactos na vida dos camponeses dessas comunidades. A investigação situa-se na área da História da Educação, com destaque ao fechamento das escolas, e segue, na historiografia, a corrente "História Cultural", tendo como contribuições teóricos, principalmente, o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, o conceito, a crítica ao documento de Marc Bloch, e por último, as teorias sobre os diversos tipos de memória de Maurice Halbwachs. Para a análise histórica foram consideradas as legislações, fichas de matrículas de alunos, atas de reuniões, apostilas de sugestões de planos de aulas, fotos, reportagens, mapas contendo as rotas dos ônibus, mapas de localização das escolas núcleos (escolas polos) e outros documentos. A análise foi realizada considerando a triangulação de dados, o paradigma indiciário e a crítica ao documento etc. Constatamos como principal resultado influência do estado sobre as comunidades no que se refere a importância do fechamento dessas escolas. As comunidades que aceitaram a nucleação das escolas tinham como principal preocupação: o ônibus, tempo de deslocamento dentro do ônibus por causa das péssimas condições das estradas e a falta de uma pessoa que pudesse cuidar das crianças.
Palavras Chave: História da Educação. Escolas Multisseriadas. Ariquemes.
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Qualificação em 30 de abri lde 2021
Defesa em 30 de agosto de 2021
Thayse Oliveira Vieira
Título: Estudo sobre as estratégias de ensino adotadas pelos professores para aprendizagem de química
Orientador: Dr. Elton de Lima Borges
Resumo: Tem como objetivo verificar de que maneira as estratégias de ensino adotadas pelos professores impactam na aprendizagem de química. Está pesquisa está focada no ensino de ciências, em especial o ensino de química. Observa-se que há uma grande dificuldade por parte dos estudantes do ensino médio com relação aos conteúdos de química, em parte devido a complexabilidade e ao rápido crescimento e acúmulo de conhecimentos que a envolvem. Tornar a aprendizagem desta ciência tão eficiente quanto possível exige modificações principalmente nos métodos de ensino praticados na educação básica. Espera-se, a partir desta pesquisa, discutir métodos que sejam mais motivadores a aprendizagem das ciências
Qualificaçã0 em 28 de maio de 2021
Defesa em 27 de julho de 2021
Orcid